“Se você quer um pedacinho do Paraíso, acredite em Deus.
Mas se você quer conquistar o mundo, acredite em você
porque Deus já te deu tudo o que você precisa
para você vencer”. [Augusto Branco]
Nenhuma solução ou alívio é possível se você não conhece suas emoções e admite esses momentos de dor. A dor física nos permite a ciência médica, nos aliviar dela, mas a dor psicológica depende muito mais ou totalmente de nós mesmos.
Somos carentes de uma palavra amiga ou simplesmente profissional que nos impulsione a tomar a iniciativa de aceitar e revelar, seja com atitude ou verbalização, estes nossos momentos angustiantes de sofrimento interior, que vem nos impedindo realizar nossos objetivos e até mesmo ampliando os motivos das emoções negativas, por isso, acredite, pois tudo é uma questão de exercício e prática.
Veja as dicas:
1. Fale sempre colocando o verbo no passado quando falar de suas situações negativas: eu era, eu tinha, eu não consigo ainda. O pressuposto é que você conseguirá solução.
2. Quando fizer referência a algum momento do futuro, coloque o verbo no presente: estou realizando, estou conseguindo.
3. Afaste a conjunção se e substitua por quando: Quando eu conseguir a solução. Isso pressupõe que você está decidido.
4. Use o SEI e afaste o ESPERO – Eu sei que alcançarei o objetivo, pressupõe emoções de certeza, enquanto o espero pressupõe dúvida.
5. Sempre que puder evite o verbo no condicional. Use o presente, fica mais forte e mais coerente: Eu agradeço muito a atenção e presença dos senhores… Ao invés de Eu gostaria de agradecer…